Quem sou eu

Minha foto
GOIÂNIA, GOIÁS, Brazil
CLUBE DO LIVRO QUE ACREDITA NA DIVULGAÇÃO DA LEITURA COMO FONTE DE AMADURECIMENTO DO SER HUMANO. Faça sua adesão ao Clube e ajude a divulgar a importância da Leitura.

domingo, 8 de agosto de 2010

O QUE É A BELEZA?



O Clube do Livro Infanto-Juvenil Êxito trabalha o tema BELEZA distribuindo o livro: A BRUXA VERÔNICA - da autora Marly Matias. Veja abaixo algumas idéias para conversar com as crianças sobre o seu conteúdo:

A BRUXA VERÔNICA:

AUTORA: Marly Matias
ILUSTRAÇÃO: Lucimar Matias
Êxito Editora Ltda
FORMATO = 16 MM X 22 MM – 28 PÁGS.
TEMA = A verdadeira Beleza
FAIXA ETARIA = 9 à 10 Anos


“A Bruxa Verônica, simbolicamente, nos mostra que feio x bonito; bem x mal, podem coexistir dentro de uma mesma pessoa.


A personagem tem uma personalidade arrogante, agressiva e autoritária que, ao mesmo tempo, demonstra uma necessidade de ser amada e aceita.


A autora, trabalha a possibilidade que o avanço tecnológico da medicina e da psicoterapia permite a reparação do mal físico-material, quanto psicológico-moral.”






PROPOSTA PEDAGÓGICA:
EXPRESSÃO CORPORAL:
1- Teatro: trabalhar expressão fisionômica dos vários sentimentos que movimenta os personagens como:: Raiva, Medo, Susto, Alegria, Reprovação, ETC.


2- Debate e Redação sobre o tema: A Estética ideal imposta pelos meios de comunicação.




LINGUA PORTUGUESA:
1- Interpretar o texto através de uma discussão livre;


2- Trabalhar a intextualização do texto de outra forma, usando outros contos de fada;


3- Construção de palavras através de rimas;


4- Uso do dicionário, pesquisando termos menos conhecidos.


CIÊNCIAS:
1- Entrevistar um Médico sobre os benefícios e riscos de uma cirurgia plástica;


2- Entrevistar uma Nutricionista sobre o regime alimentar para manter a boa forma física e a saúde.


3. Entrevistar uma Psicóloga sobre terapias que ajudam a mudar sentimentos negativos e/ou ajudam no crescimento e amadurecimento interior.


4. Pesquisa sobre artistas famosos que entraram em coma após cirurgia plástica.

2 comentários:

  1. Insatisfação Precoce

    * Fonte: Agência Fapesp (Thiago Romero)
    Um estudo epidemiológico que analisou 1.183 alunos de 6 a 18 anos, matriculados no ensino fundamental e médio de 20 escolas em Belo Horizonte, apontou que a maioria dos estudantes apresenta insatisfação com o próprio corpo.

    Dos alunos entrevistados, 62,6% estavam insatisfeitos com o próprio corpo, embora mais de 80% do total estivesse dentro do peso normal. Cerca de 34% gostariam de ser mais magros e 29% de ganhar peso. Entre os insatisfeitos, 32% eram homens e 30,6% mulheres.

    O trabalho foi realizado por Ana Elisa Ribeiro Fernandes, médica pediatra do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e apresentado como dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG.

    Os dados utilizados pela pesquisadora são de estudos conduzidos pelo especialista em cardiologia pediátrica da Fundação Hospitar do Estado de Minas Gerais, Robespierre Queiroz da Costa Ribeiro, coletados por meio de entrevistas em 16 escolas públicas e quatro privadas na capital mineira por uma equipe de alunos de graduação da Faculdade de Medicina da UFMG.

    A idade dos alunos foi dividida em quatro grupos: crianças (6 a 9 anos), adolescência precoce (10 a 13 anos), adolescência média (14 a 16 anos) e adolescência tardia (17 a 18 anos).

    "O que mais chama a atenção é que não houve diferenças estatísticas significativas de acordo com a idade. O nível de insatisfação corporal foi praticamente o mesmo entre as crianças de 6 anos e os adolescentes de 18 anos", disse Ana Elisa.

    Influências familiares
    Ana Elisa analisou ainda dados sobre peso, altura, níveis de sedentarismo e hábitos alimentares das crianças e dos adolescentes. De acordo com o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), 5,2% dos alunos eram desnutridos, 9,9% tinham sobrepeso, 4,9% eram obesos e 80,1% tinham peso normal.

    Segundo a pesquisadora, até os primeiros anos da adolescência os pais exercem muita influência na aparência e no estilo de seus filhos, sendo em grande parte responsáveis pela insatisfação corporal na faixa etária mais precoce, aos 6 anos.

    O trabalho indica que, como as crianças e os adolescentes também estão expostos às influências da mídia e da cultura social, a convivência com a família e amigos deveria protegê-los da insatisfação corporal.

    "Os pais devem promover um ambiente focado na saúde e no bem-estar emocional, não para buscar um resultado visível no corpo, e sim na saúde como um todo", alertou a pesquisadora.

    ResponderExcluir
  2. FEIOS PORÉM LINDOS - Martha Medeiros

    "As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental". Era um poeta maravilhoso,esse Vinicius de Moraes, mas deixou imortalizada uma frase que jamais sairia da boca de uma mulher. Aos feios,as mulheres dão boas vindas, desde que por trás do olho que não é azul e do corpo que não é atlético haja bom humor, inteligência e sex appeal. Nunca veremos Brad Pitt e George Clooney namorando feinhas, mas já vimos Julia Roberts casar com Lyle Lovatt, um músico que tinha o rosto decorados com crateras, e a estonteante Sharon Stone desfilar com baixinhos barrigudos até contrair matrimônio com um senhor que mais parece um boneco de cêra. Há quem defenda a idéia de que mulheres casam com qualquer um, desde que tenha poder ou dinheiro. Não foi o caso de Julia Roberts nem o de Sharon Stone, ricas e poderosas por si só, e também não é o caso de muitas Lucias, Andreas, Cristinas, Danielas, Fernandas e Jussaras anônimas.

    Mulheres preferem ser amadas do que invejadas. Essa história de beleza tem a ver com atração, que tem a ver com "a primeira impressão é a que fica", que tem a ver com inícios de relações. Se a garota for um canhão, as chances de conquistar um deus são quase zero (é uma generalização, toda regra tem exceções). Já se o garoto for feio, porém espirituoso,talentoso e auto-confiante, pode descolar o número do telefone da Marisa Monte. Lembrem-se que ela já namorou o Nando Reis, dos Titãs. Alguma coisa ele tem de lindo. Mick Jagger é raquítico e branquela. Gerald Thomas é raquítico, branquela e usa óculos. Woody Allen é raquítico, branquela, usa óculos e está quase careca. Apesar desse quadro de horror, sei de muita mulher que não os expulsariam da sua cama. Será que elas nunca ouviram falarem Mel Gibson, Antonio Banderas, Pedro Bial? Elas nunca ouviram falar é que beleza garanta o conteúdo. Mulher tem faro, não se contenta com a embalagem. É bem mais comum ver uma mulher linda acompanhada de um homem aparentemente sem graça do que o contrário. Não é (só) porque a concorrência é implacável e nos contentamos com o que sobra.

    É porque mulher tem raio-x: consegue olhar o que se esconde lá dentro. Se além de um belo coração e um cérebro em atividade ele ainda for apetecível, é lucro. Pena que a recíproca raramente seja verdadeira. Economizaríamos fortunas em cabeleireiros e academias se os homens fossem direto ao que interessa, na alma e no espírito, para os quais não adianta maquiagem.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.